top of page

O GURU DO ASSÉDIO

  • Foto do escritor: Fala, Mana!
    Fala, Mana!
  • 1 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 7 de dez. de 2019

Janderson Oliveira mais conhecido como: PREM-BABA, conseguiu atrair milhões de seguidores com seu método chamado de “ O caminho do coração”, porém , sua farsa “vestida” de ativismo religioso não resistiu às denúncias de abuso sexual feitas por várias mulheres que o seguiam. A trajetória religiosa de Prem-Baba não é tão extraordinária ou peculiar, apenas segue o mesmo clichê de “gurus religiosos” que se aproveitam da fé e dos momentos de fragilidade das pessoas para garantir seus benefícios.

Como de praxe, Janderson largou os estudos para “ir além” , ele acreditava que tinha um ‘chamado espiritual’, e para continuar sua busca ao autoconhecimento religioso, ele foi para a Índia. O próprio dizia que ouvia ‘vozes’ que lhe falavam para ir à uma cidade indiana chamada: Rishikesh (para quem não sabe essa cidade é considerada um dos berços da ioga e um ponto de peregrinação para religiosos). Nessa cidade Janderson conheceu um importante guru hindu e depois de alguns anos foi batizado de SRI PREM-BABA (significa: Senhor, amor divino e pai espiritual), acredito que vocês já estão começando a captar o que vai se suceder após esse ‘grande batismo’...

Após sua peregrinação, Prem-Baba voltou ao Brasil com seu método espiritual que prometia acalmar a mente e alcançar a felicidade, parece uma boa proposta, não? Com sua espiritualidade, assim como o famigerado ‘JOÃO DE DEUS’, Prem foi ganhando seus próprios seguidores,entre eles, empresários, famosos e políticos.

Fama, Dinheiro, Empresas,Visibilidade social, assim foi estruturada a vida Religiosa de Prem, mas o que os fiéis não esperavam e nem o próprio Guru é que todo esse Império de mentiras iria ser abalado pelas denúncias de mulheres que relataram ter sofrido abuso sexual.

Relato de uma das vítimas: ‘’ Ele disse que tinha um presente para me oferecer, algo que abriria meus chacras, mas que precisaria ser desde o chacra-base, para eu subir e me elevar com ele, até o último chacra’’. Pouco antes do início da massagem, ele a questionou sobre seu casamento e perguntou se ela já tinha sido infiel. Ela disse que, durante uma crise, tanto ela como o marido haviam tido outras relações, mas agora estavam “juntos buscando mais união”. O guru ouviu e disse que a iniciaria “no tantra” para que o “casamento se fortalecesse” ( na filosofia hindu, o tantra considera o corpo um instrumento para o conhecimento. Ela precisaria confiar no mestre e não deveria contar a ninguém nem ao marido), pois “na cultura brasileira ainda há muita cegueira e ignorância sobre o assunto”. Segundo seu relato, ela se “entregou por completo”. “Nas primeiras duas experiências, senti nojo. Na segunda, fui ao banheiro e vomitei. Ele disse que era assim mesmo, que eu estava expurgando as dores.” .“Ele trazia a shakti dele e se masturbava na minha frente, enquanto ela me massageava. Eu fechava os olhos, não sentia desejo algum por ele. É asqueroso reviver tudo isso novamente e sinto muita vergonha. Nesses oito meses, eu me sentia suja”, disse.

Essa mulher demorou anos para confessar que foi Prem-Baba que abusava dela sexualmente, ela fez alguns tratamentos com Psicólogo e Psiquiatra, mas estava cada vez mais difícil viver com todo esse sentimento de amargura e impotência. Denúncias foram surgindo, mulheres foram criando coragem de contar todos os detalhes do que ocorriam nas “reuniões particulares” promovidas pelo Guru. A maioria da vítimas eram mulheres casadas, que procuravam felicidade para um casamento fracassado, e não viam outra alternativa fazer o que o “Mestre” mandava.

Abusos sexuais, psicológicos e financeiros, ele propagava sua religião de forma sectária, que tratava os ricos e famosos com atendimentos VIP, e os pobres com sua relação de coronelismo e falso ativismo social. Para a falta de surpresa de vocês , esse homem negou cada relato, com a história de que fez sexo consentido com as fiéis. Para cada justificativa que ele dava ,tinha uma ação social por cima para tentar atenuar a gravidade de seus crimes. O ‘’caso Prem-Baba’’ foi parar nas mídias com a ajuda da Jornalista Mônica Bergamo, mas parece que nada adiantou...

Prem-Baba entrou na lista de assediadores que utilizam a fé para liberar seus demônios.

A luta continua!

Quer desabafar? acesse: curiouscat.me/falamana

 
 
 

Comments


bottom of page